segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Desenho

Ontem a noite enquanto eu preparava o jantar depois do culto, Ana e Teté ficaram desenhando com as canetinhas que haviam ganhado na igreja.
A obra das minhas pequenas artistas ficou assim:

Ser pobre

Ontem, como passamos o dia na casa da minha mãe, quando chegamos em casa depois do culto ainda fui fazer algo para jantarmos.
Eu sabia que havia acabado o refrigerante e estava com desânimo daqueles em fazer suco natural de manga...até ligar o liquidificador aff...
Pensei: vamos tomar água mesmo pq é prático e bom rsrs
Fui dar o macarrão para Ana e ela perguntou:
- Cadê o refri ?
- Não tem acabou.

- E suco ?
- Não fiz filha, toma água mesmo só hoje.
- Ah mãe esqueci que somos pobres !

kkkkkkk

Niver tia Érica

Ontem passamos o dia na casa da minha mãe pois era aniversário da Tia Érica e as meninas estavam ansiosas para ir lá.
A Teté queria de todo jeito mostrar os óculos para Tia Érica pois a Tia Guga já tinha visto no sábado.
O Almoço estava uma delicia e o bolo nem se fala.
Foi um domingo maravilhoso em familia !
Eu amo a familia Cardoso

Quem não chora não mama

Ontem foi o Dia da Biblia e no culto como todos os domingos, as crianças vão para salinha delas para ter o culto e ensaio com as professoras.
A Evelyn voltou no fim do culto com um jogo de canetas de Gel que tinha ganho por ter citado decor todos os livros da Biblia.
A Ana vendo ela me mostrar o presente, arregalou os olhos e começou:
- Que isso Teté ?
- Ganhei da Tia porque falei os livros da Biblia decor.
- Mas eu não ganhei ! Ah eu quero, eu quero, cadê a tia, eu quero....
A tia Camila vendo a muvuca no banco onde eu estava, se aproximou e disse baixinho: Toma Elisângela sobrou um presente, dá pra Aninha.
Eu até disse que não precisava, mas precisava sim rsrsrs pq ela não ia parar de falar a semana inteira.
Ela pegou o presente toda feliz, abriu e saiu correndo mostrando para as outras crianças: 
- Eu também ganheeeeei !
Eu com uma vontade de socar, respirei fundo e a puxei pra perto de mim, para que as outras crianças não percebessem que só a Ana ganhou pq chorou.... 

Pré - Prézinho

A Ana não tem boletim escolar porque ela estudava no "Jardim". A professora, apenas indica o que deve ser melhorado na criança e faz comentários sobre o comportamento dela durante o ano letivo.
Por mais que a Ana seja muito bagunceira, a Prô Pri, não só fala mas demonstra gostar muito dela e sempre tece muitos elogios.
Pelo jeito, na classe da Ana foi só alegria e ao invés de Boletim recebemos uma foto dela com a turma toda do ano de 2011.

Boletim Escolar

Terça feira passada foi a reunião no Colégio da Teté.
Ela estava ansiosa para ver o boletim e saber se havia passado de ano.
A professora a elogiou muito, como era esperado por Robson e eu, pois a Evelyn é uma excelente aluna de fato.
À noite estavamos vendo o Boletim Escolar e a elogiando, ela até que estava feliz por ter passado de ano mas ao mesmo tempo com raiva pois tinha algumas notas 8,00 (que para ela é baixa).
- Ano que vem vou ser bem melhor mãe, você vai ver, vai ser só 10 !
- Mais ainda do que você já é Teté ?
- Sim, vou só tirar 10 !

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sonho da Evelyn

Hoje cedo acordei a Ana para tomar seu toddynho antes de ir para casa da vovó.
A Evelyn despertou com o barulho, deu um abraço bem forte na Ana e disse: Ai mãe, tive um sonho ruim com a Ana, por isso estou abraçando ela. Ainda bem que era sonho !
Ao levantar ela comentou: Tive vários sonhos essa noite e agora cedo estava sonhando com a Tia Érica. 
- Sério filha ? o que você sonhou ?
- Eu sonhei que a tia Érica estava pintando a garagem da vovó !
Eu dei risada e pensei comigo: A Érica é uma publicitária mas o que está na "moda" agora é ser marida de aluguel, acho que vou falar pra ela mudar de profissão e ganhar dinheiro como Pereirão !
Pelo menos no sonho da teté ela tava botando a mão na massa e tava bonito rsrs

Despedida da Teté no Colégio

Ontem foi o último dia de aula no colégio das meninas.
A Evelyn estava empolgada com a festinha de despedida e ao mesmo tempo triste por ter que ficar longe dos amigos.
À noite quando cheguei do trabalho ela me contou em detalhes como havia sido o dia dela: a festinha, o amigo secreto que ela amou pois tirou sua melhor amiga e no fim me disse:
Mãe quando eu estava indo embora a Fernanda e o Isaque me deram um abraço tão forte e longo que quase me esmagou !
Eu fiquei felizzzzzzzzzzzz da vida em saber que ela tem amizades tão fortes e sinceras que foi demonstrada em um forte abraço e um "até o próximo ano". Eles já estão pensando se estudarão na mesma classe ano que vem.
Bom, o importante mesmo é que eles mantenham essa linda amizade que brotou, e eu vou fazer de tudo para que sim.
Com Sara e eu foi assim, também começou dentro do colégio e continua até hoje !

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vivendo o presente

Ontem conversando com a Sara uma das minhas melhores amigas ela me perguntou se eu já me dei conta de que os anos estão passando rapidamente e logo mais estaremos chegando nos 4.0 (só lembrando que falta muito ainda tá pessoal rsrsr).
Conversamos um pouco mas o suficiente para eu ficar pensando sobre o assunto ontem, hoje ao acordar e para falar a verdade, até agora...
Passo tanto tempo pensando e tentando planejar o futuro que perco boa parte sem viver o presente.
Essa conversa me fez refletir de como estou perdendo tempo com tantas coisas sem importância, tantos pensamentos para o futuro que devo transformá-los e aplicá-los ao meu presente.
Para que esperar para viver amanhã o que eu posso viver hoje ? Porque acreditar que no futuro haverá uma mudança se Deus me dá a graça de viver isso hoje ?
Porque? para que ? como ? onde ? quero esquecer essas palavras e começar a pronunciar apenas: Vida ! Agora ! Hoje ! Filhas ! Esposo ! Familia ! Sonhos ! Amigos !
Ah os amigos ! Amigos são para isso e muito mais...realmente há amigos bem chegados, chegados como irmãos e a Sara amiga querida que com uma simples pergunta me fez viajar nos pensamentos e refletir que a vida passa rápido demais para perdermos tanto tempo pensando no amanhã !
E para começar a viver o hoje, quero dizer o quanto amo meus amigos e mandar além de uma "vibe" boa, um EU AMO VOCÊ para Evelyn, Ana, Guga, Érica, Michele, Sara, Julia, Sandrely e Sachais. Minhas amiguinhas (Ana e Teté) e minhas Amigonas do coração que sempre estarão presentes na minha vida.

Papai Noel

Que papai Noel não existe, todo mundo sabe mas a Ana ainda acredita nele e em neve.
Para não decepcioná-la embora eu conte o verdadeiro sentido e significado do Natal, deixo ela viajar nesse mundo vermelho de árvores, enfeites, presentes e do velhinho barbudo...
Já faz tempo que ela me pede para leva-la para ver o papai Noel. Sábado fomos almoçar fora e acabamos indo Shopping  para ela ver o tal velhinho.
Quando estávamos bem perto do Shopping ela se desesperou: Mãe, mãe tem caneta e papel aí ?
Procura a caneta de cá, o papel de lá e acabei achando uma folha dessas de supermercado (que o Robson usa muito no trabalho) em formato de estrela onde se costumam escrever promoções de produtos tipo "De R$ 3,00 por R$ 1,00" kkk .
Ela nem se importou com o papel, fez um desenho bem grande de um gato e escreveu do jeito dela um titulo que não dava pra entender nada e assinou: Ana Emily.
Desceu do carro correndo e para nossa sorte, entramos pela porta do Shopping que dava acesso direto à cadeira do papai Noel. Elas correram para fila, a Ana entregou a sua cartinha, ganhou pirulito e beijo do papai Noel e não queria sair do Shopping esperando que o que ela havia pedido na cartinha o velhinho realizasse naquele momento.
Já vi que terei de dar a mini bateria ou mini moto elétrica que ela tanto quer.
Bom, o presente ela já escolheu eu preciso só escolher o ano em que eles chegarão, quem sabe no próximo porque nesse está dificil rsrsrs.
O melhor presente mesmo foi ver um desejo dela se realizando pois ela olhava e admirava o papai Noel com tanta inocência, ficou até envergonhada ! 


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aspirante a gente grande

Há alguns dias atrás a Evelyn comentou que duas amigas dela tem irmão e primo na classe da Ana. Elas também comentaram que os meninos só falam da Aninha e gostam muito dela, sempre estão juntos.
Ontem o Robson teve que busca-las mais cedo no Colégio. A Ana foi liberada primeiro e acompanhou a secretária até a sala da Evelyn para pega-la.  
A noite a Teté me contou como a Ana fez sucesso na sala dela: (rsrsrs)
Ela disse que ao entrar na sala a professora perguntou quem era ela, que respondeu envergonhada: Ana Emily, que tinha "cato" anos e que batia na irmã !
Ficou fazendo umas graças lá perto da lousa junto à professora e fez a classe dar risadas com sua fala e comportamento.
Num dado momento ela chamou a Teté pra ir embora e saiu correndo pelo corredor do Colégio, deixando a classe quieta e de repente volta do nada fazendo graça novamente e fazendo todos cairem na gargalhada até que faz uma pose toda torta e cheio de ginga se despede de todos !
Teté contou que elas sairam deixando a classe dando muitas risadas...
A pequena Ana parece ser a irmã mais velha...
Essa Ana quando quer, sabe chamar a atenção viu, principalmente se as crianças forem maior que ela, aí que ela se mostra mesmo !

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Recebendo uma visita importante

Sábado depois da feira cultural no colégio, a Teté estava ansiosa pois havia convidado o primo "Mica" para passar o dia em casa.
Eles se encontraram no colégio e não se desgrudaram mais. Ele a esperou na sala enquanto ela apresentava a parte dela na classe e depois ela o esperou.
Chegando em casa ela apresentou à ele todos os cômodos do "apertamento": sala, quartos, banheiro, cozinha e lavanderia, rs.
Brincaram o dia todo, comeram juntos, riram tanto de coisas sem graça que uma certa hora até fiquei irritada...soltar punzinhos ? foi a diversão num determinado momento do dia (aff)...
Fizemos de tudo para ele ter um dia especial, afinal era a primeira vez que ele passava o dia sozinho, sem os pais não só na minha casa mas na vida dele, então tinhamos a responsabilidade de fazer com que tudo fosse maravilhoso e não é que deu certo ? 
No fim do dia quando a Ana Celi ligou para combinar o horário de busca-lo ele disse: Vou dormir aqui ! (primeira vez que ele dorme sozinho fora de casa).
Vestiu roupas da Teté, deitaram na cama tarde da noite cansados depois de um dia agitadissimo e só acordaram as 07 do outro dia..
A Teté ficou encantada com a visita do priminho e já estão combinando a próxima...
Eita amizade essa que será pra vida toda !




Feira Cultural Ana

Na feira cultural do colégio Tecla, as crianças do Jardim  exploraram a história dos "3 porquinhos".
A classe da Ana fez uma apresentação cantada e expôs cenários sobre a história.
Ficou tudo muito lindo !






Feira Cultura Teté

Sábado foi a feira cultural no colégio Tecla.
A classe da Teté explorou o tema "Fábulas" e expôs as maquetes feitas pelos alunos e seus pais sobre o tema.
A Teté ficou responsável por contar e explicar a história da raposa às pessoas que visitavam a sala dela num periodo de tempo determinado pela professora durante a feira.
Que orgulho dessa menina !





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Visita ao Oftalmologista

Hoje a Teté tinha consulta com o Oftalmologista. Já é a terceira consulta que fazemos pois todo ano temos que entregar no colégio uma declaração de que está tudo certo com a visão dela.
Nos últimos dias ela estava com dificuldade para enxergar, hoje para a surpresa dela e minha a médica disse que ela está com inicio de miopia e deverá usar óculos até a fase adulta onde deve passar por cirurgia se necessário.
No fundo ela está amando essa idéia pois sempre quis usar óculos e aparelho nos dentes. (pois é, ah e antes que me perguntem, ela assistiu toda a novela Betty a feia !)
Até quando ela vai continuar gostando dos óculos eu não sei, mas tenho o palpite de que em menos de 01 anos já vai começar a reclamar... 

Amor de Vó

Ontem a noite a Teté estava em crise emocional.
Me disse que se a vovó morresse ela sofreria muito. A Ana logo entrou na conversa e percebi que se eu partir antes elas não sentirão tanto quanto da vovó rsrsr.
O Robson não gosta que toco nesse assunto com elas, insisto porque elas tem que saber que na vida temos que passar por momentos bons e ruins e de ganhos e perdas.
Ninguem quer falar sobre a morte é claro, mas para elas agora a morte não soa como antes, aquela palavra forte que traz dor no peito. Acho que elas estão encarando esse assunto como se a morte fosse um descanso longo que não deve trazer sofrimento para quem fica e fico feliz por conseguir deixa-las com essa sensação de paz, para que explicar sobre isso agora ? embora as perguntas chegam a toda hora... vamos viver o que temos que viver nessa vida e sermos muito felizes enquanto podemos !
Amor de vó é assim, é duplicado e por isso elas tem que viver o máximo que podem com a vovó mais querida do mundo para elas.

Uma cia no trabalho

Segunda feira vim trabalhar para resolver uma pendência. A Ana veio comigo e a Teté foi trabalhar com o Robson.
O Robson me deixou no ponto e na hora que desci foi uma despedida daquelas....a Ana quase desiste de vir pra ficar com a Teté.
Peguei o ônibus e no caminho o Robson me ligou, antes mesmo que terminasse de falar, ela diz: Quero falar com a Teté e quando conseguiu foi só amores:
- Oi irmãzinha eu estou com saudade de você, não chora porque eu já volto tá ?
Cheguei no trabalho e ela quis que eu ligasse para Teté:
- Oi irmãzinha tudo bem ? eu estou com saudade, te amo viu Tetézinha, não chora porque já já eu estou chegando para brincar com você.
Antes de ir embora para variar, quis ligar para a Teté:
- Oi irmãzinha, nós já estamos indo embora, te amo viu, me espera na saída...na saída a gente se encontra !

Brincando de Carrosssel Animado com Patati e Patatá

Terça feira á tarde, no intervalo que fizemos na construção da maquete da Teté, a Ana me chamou no quarto para brincarmos de Carrossel Animado (programa que é exibido no SBT com o Patati e Patatá).
Segundo ela eu deveria ser os palhaços (porque será hein que essa parte sobrou pra mim ?!) enfim...peguei um telefone enorme que elas tem e começamos a brincar.
Eu disse: Alô
Ana Gritou: Patatá e Patatá meus melhores amigos !
- Quem fala ?
- É a Maria Joana
(detalhe em toda brincadeira que fazemos o nome dela é Maria Joana...)
- Olá Maria Joana, quantos anos você tem ?
- Tenho 10
- De onde você fala
- Do SBT
- De qual cidade Maria Joana
- Do Brasil !
- O que você gostaria de ganhar do nosso programa ?
- Uma boneca baby alache
Eu rodei a roda e disse que ela nao havia ganho a boneca e sim outro prêmio: um computador
Ela me fez brincar tudo de novo até dizer que ela havia ganho a tal boneca.

Trabalhando no feriado

Para nós que não viajamos no feriado, aquele tempo, aquela chuva foi ótimo para ficar em casa pois a professora da Evelyn pediu como trabalho para feira cultural que os alunos criassem uma Fábula usando animais e depois desta fábula pronta deveriam construir uma maquete para representa-la e qual melhor lugar pra se fazer se não for em casa, com calma e com chuva (já que não tinha o sol para passearmos rs)
Começamos o trabalho da maquete no domingo pois a fabula a teté começou a escrever há uns 15 dias atrás. Levamos 03 dias e na terça feira a noite ficou pronta,o resultado foi esse:


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Feira Cultural

O trabalho da Ana para a Feira Cultura no Colegio foi: A familia se reunir para contar a historia dos 03 porquinhos e registrar as reações da criança. Registramos cada movimento dela que já ouviu essa historia trilhões de vezes.

O melhor momento foi quando o Lobo Mau surge, olha quem se passou por ele rsrsrs


Fotografando

Ontem a noite fomos ajudar a Ana no trabalho da escola.
Enquanto preparava a história, o cenário e os personagens, ela ficou tirando foto de si mesma e não é que ela sabe ?


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

De volta ao passado

Quinta feira passada a Ana inventou mais uma vez de rever as fotos de quando ela era bebê.
No meio de tantas fotos achei um álbum e viajei ao passado. É claro que não posso postar todas senão a Guga e Érica me matam rsrsrs mas que é bom fazer um tour ao passado e rever como as coisas mudaram para melhor, isso não tenho dúvidas.


Essas fotos foram tiradas na cidade de Cerqueira César, nunca imaginavamos que o tempo passaria tão rapido e sentiriamos saudades de como eramos brega rsrsrs


   (detalhe: a guga é a que mais está gostando do balanço, olha a felicidade da garota rsrs)

Domingo na mãe

Ontem combinamos de almoçarmos na minha mãe.  Perguntei para a Érica se ela estaria lá também pois as meninas estavam com saudades dela e da "Tia Duda".
Ao chegar na minha mãe, perguntei da tia duda e da tia éita pois nenhuma delas estavam em casa, a guga tinha saído e a erica minha mãe disse que nao sabia se almoçaria conosco.


Minha mãe disse que durante a semana, havia chorado de saudade da Érica e não sabia o porque bateu essa saudade forte (deve ser coisa de mãe), foi só a Érica chegar que começou o chororô, de um lado minha mãe e de outro a Érica.
A dona Cida comentou que havia feito rosca de coco para Érica
Aí eu falei: Rosca de Coco pra mim ninguém faz né ?, após o almoço ela já tinha separado o Nhoque para Érica levar, eu comentei: Nhoque pra mim ninguém separa né ? E assim passei a tarde toda enchendo o saco dela.


Hoje cedo ao levar as meninas na minha mãe, eu entrei em casa, conversamos um pouco e ao sair disse:
Amanhã quando eu chegar aqui quero ver a senhora chorando de saudade de mim, entendeu ? kkkkkkkk
Foi só para distrair mesmo porque depois de passar o dia todo na minha mãe com 03 adoraveis crianças quietinhas (Ana, Teté e Marcelle) correndo e gritando o tempo inteiro, em plena segunda eu chegar e falar pra ela chorar de saudade seria pedir demais, ela ia é Chorar de Desgosto ao ter mais um dia com as meninas (sofrimento no banho, enrolação para almoçarem, insistência da Ana para fazer o que não pode,etc...) !


Mas bem no fundo, o melhor de tudo isso é saber que agora cada um de nós tem sua propria vida, Leandro e Guga casados e Érica com sua casa nova !
Essa encheção de saco foi apenas uma reflexão lá do inconsciente de que essa época que tinhamos ciumes um do outro já passou, ficou bem pra trás quando eramos crianças, ô coisa boa e não sabiamos !


Quando pequenos, sentimos ciume de uma roupa nova, de um carinho a mais pelo outro, quando um saía e o outro não. Viviamos na barra da saia da minha mãe, ficavamos loucos para cheirar o pé do meu pai (ganhavamos dinheiro com essa façanha!) mas nenhum de nós imaginavamos chegar onde chegamos.


É claro que nenhum ganhou na Mega Sena (ainda rsrs né Érica), mas não tem problema porque o melhor foi que conquistamos uma parte dos nossos objetivos e agora quando nos reunimos aos domingos na casa da minha mae, sentamos para contar as novidades, tricotar, dar bronca e matar a saudade um do outro.


Agora que crescemos, só restou brincar de sentir ciumes só para no fundo relembrar a infância e o passado tão bom que não voltarão mais, afinal vida de adulto é boa em partes, hoje temos que brincar e sonhar que somos invisíveis para fugir dos problemas ou aliviar o stress...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Amor de irmãs

Hoje cedo à caminho do trabalho, enquanto Robson e eu conversávamos no carro, no banco de trás Ana e Teté brincavam, conversavam e davam gargalhadas.
Num determinado momento eu vejo elas se abraçando, beijando e elogiando uma a outra como naqueles dias de irmãos que estão em paz.
Em meio à essa cena, a Ana pergunta: Teté quer casar comigo ?
Amizade entre irmãos é uma delicia de ver !

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Zoológico

Ontem fomos ao Zoológico aproveitar o feriado.
A Teté já foi três vezes e a Ana pela segunda vez que parece ser a primeira, pois era tão pequena quando a levei que é claro que ela nem lembra de nada.
A cada bicho que víamos elas lembravam de algum personagem ou história de tv ou livro.
As araras elas chamavam de Blu (filme Rio), o Leão, a Zebra, a Girafa, o Hipopotamo lembravam o filme Madagascar e assim foram as quase 03 horas de divertimento total.
Como é bom passear em meio à Natureza e como é lindo tudo o que Deus fez !





Novos membros na familia

Na segunda feira 31/10, Teté e Ana chegaram eufóricas na casa da minha mãe para verem o presente que a Tia Guga, Tia Érica e Vovó Cida haviam comprado. Eram 02 peixes betas fêmeas.
Entre elas, pensaram quais seriam os nomes dos peixes e logo decidiram por: Alice e Alicia !
Sejam bem vindas Alice e Alicia à nova familia ! 
E assim o chororô pelo Doug foi passando....

Peixinho Doug

No dia 28 de outubro, levantei cedo, acordei as meninas (ana dormiu de novo e tete sonolenta nao quis levantar), me troquei e fiz algumas coisas quando parei para dar comida ao DOUG (peixinho Beta das meninas).
 
Percebi que ele estava na msm posição de ontem quando dei a sua comidinha no mesmo horario, então balancei o aquario e infelismente notei que ele estava morto !
 
Da sala, falei baixo para o Robson que estava no banheiro: O Doug Morreu !
 
De repente a teté dá um pulo da cama e aparece na cozinha falando: Ele nao morreu ! Ele nao morreu...
Segui até perto dela para mostrar o peixinho e ela com os olhinhos cheio de lagrimas me abraçou e chorou e chorou...
Ficou muito triste e pediu para que eu o enterrasse ao invé de joga-lo fora. O guardamos novamente e ficamos em silêncio até ela sentir-se aliviada depois de tanto chorar...
 
Era um peixinho que nao se comunicava, nao brincava com elas, mas para elas ele fazia parte da familia e perder alguem ou coisa que se gosta não é facil !
 
A "parte boa" do ocorrido é saber que a Teté é tão amorosa e carinhosa que até o pequeno peixinho ela amava. Acho que consegui faze-la entender que é normal sentir tristeza quando se perde algo ou alguem que a gente ama...
 
E a "parte ruim" é que é impossível evitar que ela não passe por essa experiência novamente, afinal temos de aprender a lidar com futuras perdas ao longo das nossas vidas...
Após 02 anos, 07 meses e 03 dias...nosso peixe Beta se foi !
 
 
PARTE 02 da historia - "sem sentimento"
 
Durante esses tempo, a Ana contiuava dorimdo, foi para minha mãe no meu colo, dentro do carro dormindo, deitei ela na cama da minha mae, dormindo, até que a Teté a acorda e doida pra dar a triste noticia conta pra Ana que Doug estava morto !
 
A Ana começa a me gritar (do quarto da minha mãe): Mãe, Mãe vem aqui...
Quando chego no quarto ela pergunta na maior cara de quem acabou de acordar: Vc sabia que o Doug morreu ? Eu toda triste falei: sim filha, tadinho né...ela toda decepcionada pq eu já sabia, retrucou: Ah!? (tipo que droga eu queria dar a noticia rsrsrs ) virou pro lado e começou a falar com a tete como se nada tivesse acontecido...
 
Essa é a Ana...sem sentimento ou pouca idade para entender essas coisas ? rsrsrs
Vai saber....

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Falando em Inglês

Sábado à noite, depois da visita à casa da tia Fátima, chegamos em casa cansados, afinal onde se tem muitas crianças, todos entram na roda da bagunça !  
Antes de dormir sempre conto historia para a Ana e Teté.
Para a Teté eu leio um livro e para a Ana eu conto histórias sem ler pois ela não consegue compreender a escrita de um livro.
Como estava cansada pois era tarde, peguei um livro e comecei a ler para as duas pensando que talvez se eu resumisse alguns paragráfos a Ana conseguiria acompanhar a leitura que de fato era para criança acima de 04 anos.
Em determinado momento a Ana me interrompe e pergunta o q significava "uma determinada figura" apontando com o dedo para uma bruxa voando em cima de um objeto (que nem eu sabia o q era).
Eu insatisfeita com várias interrupções dela reclamei: Ana para de me interromper ! Se você esperar eu contar a história entenderá as figuras.
Ela com uma carinha também insatisfeita retrucou: então para de contar história em inglês porque eu não entendo, só sei o português! rsrsrs
Não adianta LER livros de histórias para crianças de 04 anos, eles não entendem mesmo !